A preservação da cultura e memória, desde seu patrimônio material e imaterial, é importante às gerações atuais e futuras, para que assim seja possível compreender com mais clareza os processos evolutivos. Nesse sentido, os museus e memoriais exercem significados relevantes, não somente desse ponto de vista, mas também nas questões educacionais e turísticas. O Guia Virtual dos Museus é uma ação de comunicação social que visa aproximar a sociedade e esses locais, então, levar o museu até as pessoas de forma inovadora e mais interativa, com a finalidade de despertar o interesse dos indivíduos e assim, revitalizar os museus.
São Borja é uma cidade onde foi formada a primeira redução jesuítica do Rio Grande do Sul, um conjunto de aldeamentos o qual ficou nomeado por Sete Povos das Missões, e com base nesses três séculos de existência, se faz importante a preservação da cultura e memória. A cidade possui museus que preservam um rico acervo sobre passado da vida nas missões e alguns elementos da sociedade do século XIX e XX, além dos acervos sobre os dois presidentes do Brasil nascidos em solo são-borjense.
O Guia Virtual dos Museus de São Borja é um Projeto pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que compõe um requisito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC) da Universidade Federal do Pampa – Campus São Borja. A criadora e responsável pelo projeto é a mestranda no Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa Ana Márcia Caldeira Nilson, jornalista graduada pela UNIPAMPA (2012), especialista em Políticas Públicas pela UNIPAMPA (2016) e acadêmica em História pela Sociedade Educacional Leonardo da Vinci- UNIASSELVI.
Os agradecimentos são para todos os apoiadores e pessoas que de alguma forma contribuíram para a realização deste Projeto. Conhecer os museus é uma viagem ao passado!