Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja – ACISB

Contate-nos: (55) 3430-9595 Fax: 3430-1566
Horário: 8.00h as 12h - 13.30h as 18h, Sábado: 8h às 12h
Rua Dep. Olinto Aramy Silva, 1061, Centro, São Borja(RS)

Soluções online do SEBRAE auxiliam empresários a gerenciar seus negócios quando e onde quiserem

Soluções online do SEBRAE auxiliam empresários a gerenciar seus negócios quando e onde quiserem

Publicado em 1 de dezembro de 2016

Sebrae oferece capacitações EAD gratuitas para empreendedores.

Sebrae oferece capacitações EAD gratuitas para empreendedores.

Gerenciar o tempo disponível é uma grande oportunidade para ampliar conhecimento. Nesse contexto, o SEBRAE oferece centenas de soluções de ensino à distância (EAD), tanto para quem já é empresário quanto para os interessados em abrir a própria empresa. As opções de cursos estão disponíveis durante o ano todo. Basta acessar o endereço.
A técnica da gerência de Soluções do SEBRAE/RS Marie Christine Julie Mascarenhas Fabre conta que há uma grade extensa de atividades, número esse que foi ampliado no início de 2016. “São capacitações tanto para empresários quanto para quem deseja iniciar um novo projeto profissional, nos mais diversos formatos”, disse.
Entre eles estão cursos, oficinas por celular, além de opções como jogos, vídeos, e-books, podcasts e eventos virtuais. “Todas as ações têm acompanhamento de um tutor durante todo o tempo de curso. Além disso, o participante pode trocar informações com outros empresários neste ambiente virtual”, destaca Marie. Segundo a técnica, um dos pontos de destaque para quem procura esse tipo de atividade é a possibilidade de participar no dia, horário e local desejado, sempre de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um.

Apoio desde o início da empresa
Foi essa uma das características que fez o empreendedor Antonio Carlos Cardoso procurar o SEBRAE/RS. Em sociedade com a filha Daphne Cardoso, administra a Invertech, empresa de manutenção eletroeletrônica industrial, e a Centraltec, voltada para a venda de equipamentos industriais. Quando resolveu mudar do ramo de comércio para empreender, em 2013, Cardoso enxergou possibilidades de mercado, mas queria aperfeiçoar o que sabia. “Eu vendia basicamente o que faço manutenção hoje. Havia dificuldade em encontrar lugares para reparo, então vi que seria um bom caminho. O próximo passo foi procurar auxílio do SEBRAE/RS”, conta.
Segundo ele, gerenciar um negócio é diferente de ser o proprietário. Foi preciso organizar a estrutura, captar clientes e fornecedores adequados. “Uma das primeiras atividades online que fiz foram os cursos de fluxo de caixa e fidelização de cliente. Ambas me ajudaram muito no negócio”, relembra. Para Cardoso, a flexibilidade de tempo foi fundamental na escolha por esse tipo de metodologia. “Fazia sempre nos horários que eu tinha disponíveis, de acordo com a minha necessidade”, ressalta. O empresário viu o faturamento crescer com apoio das ações do SEBRAE/RS. “Em 2013 contabilizamos R$ 200 mil, cifra que se elevou para R$ 900 mil no ano passado”, disse.
Até hoje o empresário contabiliza cerca de 14 atividades feitas a partir do portal EAD do SEBRAE. A prática foi sendo transmitida para a filha, que já participou de alguns cursos à distância. Agora, juntos, irão realizar a primeira capacitação presencial, mas Cardoso ressalta que não vai abandonar a internet. “Faremos o Empretec, mas continuo sendo fã do EAD. Percebi o impacto de todas as atividades que realizei no meu negócio. O nosso nível de administração atual chegou no ponto que alcançamos graças a esse apoio”, finaliza.

Fonte: Agência Sebrae, através do PGQP