Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja – ACISB

Contate-nos: (55) 3430-9595 Fax: 3430-1566
Horário: 8.00h as 12h - 13.30h as 18h, Sábado: 8h às 12h
Rua Dep. Olinto Aramy Silva, 1061, Centro, São Borja(RS)

Reforma Trabalhista é pautada em 92ª Troca de Experiências

Reforma Trabalhista é pautada em 92ª Troca de Experiências

Publicado em 16 de agosto de 2017

O tema da 92ª edição da Troca de Experiências no Café da Manhã da ACISB está fervente por todos os lugares físicos, digitais, mídias tradicionais, redes sociais etc. Através do palestrante Adalberto Bueno, advogado e diretor da empresa A & B Assessoria Jurídica, a conversa foi mediada com membros de órgãos públicos e privados da cidade. O evento aconteceu na quarta-feira, 16, e contou com cerca de 70 pessoas.

 A Reforma Trabalhista é de interesse de todos os públicos, desde o empregador ao seu empregado. Devido à atenção dada ao tema desde que a LEI foi sancionada pelo presidente Michel Temer, em julho deste ano, a ACISB promoveu a Troca de Experiências para tentar sanar algumas dúvidas dos associados, mediante explanações do advogado Adalberto Bueno.

Durante a palestra, Bueno trabalhou em cima dos seguintes tópicos: O que pode e o que não pode ser negociado?; Terceirização; Convenção ou Acordo Coletivo; Contratação de Autônomo; Recisão do Contrato; Contribuição Sindical e Litigância de Ma Fé. Através de seu discurso, o palestrante tentou desmistificar algumas ideias distorcidas acerca da Reforma Trabalhista, especialmente os mitos criados pela imprensa e pelo senso comum.

De acordo com Adalberto, alguns dos tópicos da Reforma Trabalhista, como o acordo entre os lados, são benéficos para ambos – empregador e empregado: “Esses combinados, até então, a Justiça do Trabalho invalidava praticamente todos. Com a Reforma, eles passam a ser validados”, comenta. Segundo o advogado, essas mudanças podem surtir melhora no desenvolvimento do país: “A eventual benevolência da empresa não será vista como ilegalidade. Ao contrário, a LEI visa a chancelar essa benevolência. A legalidade desses acordos é um incentivo para a empresa avançar ainda mais nessas negociações, nessas concessões junto com seus funcionários” completa.

O palestrante, Adalberto Bueno, além de ser fundador e diretor da empresa A & B Assessoria Jurídica, faz parte do banco de palestras da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (FEDERASUL). Também fez parte da Comissão Especial do Jovem Advogado da OAB/RS no triênio 2010-212 e é ex-coordenador de equipe na empresa Tozzini e Freire Advogados.

A próxima Troca de Experiências no Café da Manhã acontece em 27 de Setembro, no mesmo horário das anteriores. Neste mês, devido ao Dia do Gaúcho, que é comemorado em 20 de Setembro, o Café foi adiado por uma semana. Ao invés de acontecer na terceira quarta-feira do mês, acontece na quarta. Tema e mediador serão divulgados em breve.

Por: Rosana Ruviaro – Estagiária do Canal de Relacionamento da ACISB