Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja – ACISB

Contate-nos: (55) 3430-9595 Fax: 3430-1566
Horário: 8.00h as 12h - 13.30h as 18h, Sábado: 8h às 12h
Rua Dep. Olinto Aramy Silva, 1061, Centro, São Borja(RS)

Parceiros voluntários realiza em São Borja curso de ações voltadas ao trabalho voluntário

Parceiros voluntários realiza em São Borja curso de ações voltadas ao trabalho voluntário

Publicado em 10 de setembro de 2016

Capacitação para os tribeiros ocorreu nesta sexta-feira, na ACISB.

Capacitação para os tribeiros ocorreu nesta sexta-feira, na ACISB.

Na sexta-feira, dia 09 de setembro, a consultora social da entidade Parceiros Voluntários, Cleci Marchioro, realizou um curso de ação de tribos para os jovens voluntários de São Borja. A Parceiros Voluntários é uma entidade de assessoramento para o trabalho voluntário, auxiliando ONG’s e realizando palestras, seminários e cursos. “Tribo” é uma ação em rede, que surgiu a partir do desejo de cinco jovens que precisavam fazer alguma coisa para mudar uma realidade e a partir disso começaram a se reunir.
A Parceiros Voluntários se ampliou em 2003, com o surgimento das Tribos: “é uma ação de mobilização juvenil, que acontece a partir da vontade das escolas”, declara Cleci. As escolas precisam se inscrever nas Tribos, escolher representantes e serem auxiliadas pela Parceiros Voluntários para realizarem trabalhos em suas comunidades. São realizados cursos para os jovens e educadores e hoje a ação da Tribos é referência no Brasil e no mundo.
O projeto surgiu nas escolas, mas organizações ligadas à educação também podem participar, entretanto é preciso que seja uma organização social, devido a várias ações legais envolvidas e a necessidade que haja responsáveis pelos jovens, numa forma de incentivo à participação dos pais nas ações propostas pelos jovens tribeiros.
Em São Borja, há quatro escolas inscritas nas Trilhas das Tribos, o que para Cleci promove o desenvolvimento local: “tem uma comunidade aqui reunida no sentido de poder gerar o espaço que esse jovem de São Borja precisa para fazer a sua ação”, finaliza.
Conheça mais sobre a Parceiros Voluntários no site, se inscreva e participe do trabalho voluntário .

“A gente percebe que abrir espaço para o jovem é maravilho. A gente tem um jovem mais atuante, mais saudável, envolvido com coisas do bem. Então, o que nós percebemos a partir do momento que ele tem oportunidade de botar a mão e transformar ele se empodera, ele também percebe que ele pode liderar uma causa de interesse coletivo, ele percebe que a autoestima aumenta quando faz isso, então, tem muitas coisas boas associadas a um projeto de voluntariado.” – Cleci Marchioro.

Por Nathalia Nolibos, estagiária em Comunicação Social – Jornalismo pela Unipampa/São Borja
Canal de Relacionamento/ACISB
Jornalista Responsável: Mirela Ferreira (MTB nº 18.356)