Saiba Mais
José Fernando Corrêa Rodrigues
Administrador
Especialista em História das Missões
Mestre em Patrimônio Cultural – UFSM

A Casa Museu João Goulart é um ganho cultural da cidade, é um marco muito importante para a valorização da história política do Brasil como a sua influência na identidade cultural da cidade. Diferente do Museu de Getúlio que teve seu legado e patrimônio preservado, o museu do Jango devido o seu exílio, perseguição dos familiares pelos agentes políticos da época, acabou não tendo seu patrimônio preservado. A grande peça do acervo é a própria casa, que foi sua residência e palco de importantes reuniões e decisões que marcaram os destinos da política nacional.

O município adquiriu a casa do antigo morador e posteriormente foi articulado junto ao IPHAE e Secretaria da Cultua do Estado e AES/SUL um projeto de restauro e museográfico do prédio e foi viabilizado via Lei de incentivo a cultura do Estado com financiamento da empresa AES/SUL.

Se realizou campanha junto a comunidade de doação de acervo que pertenceu ao Jango., e ele segue em construção, pois embora não tenha seguido o planejamento inicial, onde hoje funciona a Secretaria da cultura seria o local para uma cafeteria um bistrô cultural onde o recurso seria destinado para manutenção da casa. O Memorial Casa João Goulart e o Museu de Getúlio Vargas formam o corredor cultural dos Presidentes, no centro de São Borja e um dos principais atrativos do turismo local.