Associação Comercial, Industrial, de Prestação de Serviços e Agropecuária de São Borja – ACISB

Contate-nos: (55) 3430-9595 Fax: 3430-1566
Horário: 8.00h as 12h - 13.30h as 18h, Sábado: 8h às 12h
Rua Dep. Olinto Aramy Silva, 1061, Centro, São Borja(RS)

IPEA lança o Mapa das OSCs no Brasil

IPEA lança o Mapa das OSCs no Brasil

Publicado em 19 de maio de 2017

Portal irá auxiliar a identificar as OSC's no Brasil

Portal irá auxiliar a identificar as OSC’s no Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que atua no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está divulgando o lançamento do Mapa das Organizações da Sociedade Civil no Brasil – Mapa das OSC’s – o qual tem por finalidade identificar onde e como atuam estas organizações sem fins lucrativos que visam o desenvolvimento da sociedade e melhoria da qualidade de vida da população.
O portal está em desenvolvimento, pois o Ministério e o IPEA pedem o apoio dos Poderes Púbicos locais na divulgação e atualização de informações de cada município e Estado. Já estão cadastradas mais de 390 mil OSC’s, com dados como institucionalidade, características, acesso a recursos públicos e privados, localização, atuação, projetos, entre outros.
Entre as vantagens para as OSC’s estarem cadastradas no Mapa está a divulgação transparente, pública e gratuita da sua área de atuação, acesso rápido a fontes de recursos e pesquisadores, troca de informações entre as OSC’s espalhadas pelo País, entre outros. Já para os gestores públicos é possível a identificação dos territórios atingidos pelo trabalho das organizações e o acompanhamento das tendências das políticas públicas das OSC’s por área e por território.
No RS são mais de 35 mil Organizações da Sociedade Civil já identificadas, sendo a grande maioria (12.735 organizações) localizadas na Região Metropolitana, seguida da Região da Serra (12.536 organizações). Na Fronteira Oeste estão identificadas 342 OSC’S.
O acesso ao Mapa pode ser feito através do link.

“No Brasil e no mundo as OSC’s prestam serviços públicos valiosos à sociedade. Por meio das OSC’s a população pode se organizar e defender seus direitos, comunidades e interesses. Organizados podem exercer plenamente seu potencial de interesse coletivo, atuando em parceria com o Estado para a execução de políticas públicas e/ou desenvolvendo projetos próprios, por exemplo, com financiamento privado” (Equipe Mapa das OSC’s no Brasil)

Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
Canal de Relacionamento da ACISB, por Mirela Ferreira (Jornalista – MTB nº 18.356)